quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Breve histórico da Escola Municipal David Ferreira

A Escola Municipal David Ferreira localiza-se na Rua Sebastião Rocha Cintra no Setor Aeroporto, em Jataí – GO. Atende à clientela residente nos bairros da região denominada parte alta da cidade. Essa unidade escolar oferece o ensino fundamental regular no período diurno e o ensino fundamental, na modalidade EJA no período noturno. A paisagem urbana nas proximidades da escola revela vários contrastes, pois apesar de existirem algumas construções nobres, predominam residências de famílias de baixa renda, que são facilmente reconhecidas pelo estilo simples de suas fachadas, a precariedade das construções e o tamanho, quase sempre, reduzido das moradias.

A Escola Municipal David Ferreira é mantida pelo Poder Público Municipal, estando vinculada à Secretaria Municipal da Educação, nos termos da legislação e normas do ensino em vigor. A escola iniciou suas atividades no ano de 1967, com o nome de Fundação Formiga. Nesse momento, funcionava em um barracão de madeira com duas salas de aula, localizado na Rua Realengo no Setor Aeroporto e atendia nos três turnos (matutino, vespertino e noturno), oferecendo as séries iniciais do ensino fundamental. A criação da escola se deu pela Lei Municipal n° 1005/1980, retroagindo a 05/05/71. Em 1980, a instituição escolar recebeu a atual denominação, Escola Municipal David Ferreira, passando a funcionar no atual endereço, pois com o crescimento da demanda tornou-se necessária a construção de um prédio maior.


De 1990 a 2001, funcionou na escola o curso técnico em contabilidade de nível médio, quando a unidade passou a chamar-se Colégio Municipal David Ferreira. Entretanto, após a extinção do referido curso, devido às mudanças previstas na LDB (1996), em relação à educação profissional e à atribuição prioritária da responsabilidade do município com o ensino fundamental e a educação infantil, a escola voltou a denominar-se Escola Municipal David Ferreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores